29 abril 2015

Vamos falar de Podcasts

Como eu não me apeguei a isso antes? 
Gente, estou muito adepta a podcasts ultimamente. Ouvir podcasts é muito mais prático do que assistir vídeos no YouTube e, obviamente, do que ler blogs. Eu baixei um agregador de podcast no meu celular e me inscrevi nos meus programas preferidos. O aplicativo faz o download automaticamente e o programa fica armazenado no celular e pode ser ouvido offline.

Mas, é claro que esse interesse começou a partir de um programa de excelente qualidade que me apresentou outros. Cheguei até o Anticast enquanto procurava áudios de Teoria da Comunicação para estudar. A partir do programa A Escola de Frankfurt, ouvi outros como Semiótica Peirciana e O Jornalismo no Tempo da Internet. Muuuuuuuito bom! Esse programa é feito por designers e por convidados e aborda temas relacionados à Comunicação, Filosofia, História, atualidades, filmes etc. Os "donos" são professores doutores (ou doutorandos) curitibanos e, de tanto que escuto, reproduzo aquele sotaque sulista sem perceber kkkk. 




Quando ouvia o programa Cristianismo Primitivo do Anticast com o Alex Stahlhoefer, me interessei pelo BiboTalk que é um podcast sobre teologia. Tem gente de formação luterana, batista, misturado com perspectivas de linha Pentecostal rsrs... O mais legal é o estilo "podcastiano" de abordagem sobre temas tão densos quanto Batismo com o Espírito Santo e Período Interbíblico.






O meu querido Anticast também me apresentou o Mamilos durante
o programa Gênero como Construção Social! O conteúdo do Mamilos fica organizado no bem conhecido site B9 (o Anticast também) e é apresentado por duas moças que refletem sobre os temas semanais mais discutidos na internet. Muuuuuito bom também!





Outro podcast que escuto, este sim há algum tempo, é o ESLpod. Encontrei enquanto pesquisava desesperadamente maneiras de melhorar meu listening em inglês quando ainda morava nos EUA. Confesso que eu já assinei feeds de outros programas de ESL e não me adaptei tão bem quanto a esse. Eles começam com um diálogo, muito bem escrito e interessante por si só, e depois o professor explica de maneira bem engraçada cada expressão e palavra. O ritmo da fala e o sotaque são muito tranquilos de entender e acho que isso se deve ao fato de que o professor é de Minnesota hehe < 3



É claro que existem outros bem famosos como o NerdCast e demais relacionados no  iTunes, mas eu sou bem fiel aos meus prediletos. É isso, pra mim podcast se resume em diversão e aprendizado de forma prática e simples. Espero que esse post ajude a alguém que esteja procurando por conteúdo de qualidade nesse oceano sem fundo que é nossa amada internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário